Blog - Dicas para organizar seu escritório de arquitetura ou design

Dicas para organizar seu escritório de arquitetura ou design

Dicas para organizar seu escritório de arquitetura ou design

16/05/2016

Administrar um escritório de arquitetura e design não é tarefa simples. A sazonalidade do mercado de construções e do mercado imobiliário requer atenção e cuidados para driblar os seus altos e baixos.

Nesse cenário, um dos problemas principais enfrentados pelos arquitetos é não ter uma definição precisa do tamanho do projeto em que trabalham que pode ter alterações na medida em que for sendo desenvolvido.

E esse não é um problema simples. Suas consequências podem causar uma série de outros impasses, que prejudicam a organização dos trabalhos e a percepção dos custos e gastos com o projeto, podendo comprometer os resultados.

Para fugir disso, você pode colocar em prática dicas simples, mas que ajudarão, e muito, o gerenciamento do dia a dia do escritório, e farão com que você e sua equipe consigam superar todos os obstáculos!

- Conheça bem os seus custos e serviços: Conheça bem os custos de cada um dos seus serviços, sejam eles fixos ou variáveis. Com isso, é possível evitar prejuízos e que os gastos fiquem fora do controle, caso o projeto sofra muitas mudanças na medida em que for sendo concluído.

- Pense em quanto custa a mão de obra da sua equipe: Uma equipe qualificada pode fazer o seu escritório se destacar em um mundo tão competitivo. Só que essa equipe dos sonhos tem um custo, que também deve ser medido considerando o valor mínimo de produção mensal de cada colaborador para que o mês feche com o saldo positivo. Você pode contratar um software simples de gestão para ajudá-lo nessa tarefa. 

- Elabore uma proposta baseada em dados reais: Com base em uma primeira reunião realizada com o cliente e nos dados calculados conforme descrito nos itens anteriores, a proposta deverá ser elaborada considerando-se as etapas do projeto e os conteúdos (por exemplo, especificações, tipos e quantidades de desenhos, orçamento da obra, memoriais descritivos, entre outros) que serão vendidos ao cliente. Não deixe de apresentar também a quantidade de horas que serão gastas no projeto e o valor da hora, caso ele ultrapasse o tempo planejado inicialmente por problemas relacionados às entregas do próprio cliente. 

- Tenha controle sobre a quantidade de horas efetivamente gastas em cada projeto: À medida que o projeto for sendo realizado, acompanhe regularmente a quantidade de horas gastas com ele, garantindo que a produtividade da sua equipe esteja no patamar ideal: nem muita rápida, para que o projeto não perca qualidade, nem devagar demais, para que as entregas não sejam comprometidas.

- Esteja alinhado com o mercado: Leve em conta os valores praticados pelo mercado. Sendo assim, ao elaborar sua proposta, saiba os preços cobrados pela sua concorrência para que sua empresa mantenha-se competitiva.

- Faça um planejamento estratégico: Ele é essencial para uma boa gestão financeira. Através dele podemos direcionar os recursos e esforços que dispomos de forma a aperfeiçoar os ganhos do negócio e evitar que os investimentos sejam feitos em iniciativas que não serão rentáveis.

- Estimule o melhor do seu time: Gerir uma equipe de projeto pode ser muito complicado. Por isso, é importante engajar seu time no trabalho e diminuir o nível de estresse, mantendo um ambiente de produção agradável. Saber ouvir e delegar, por exemplo, são características de um bom administrador de pessoas, que tenta manter sua equipe sempre motivada.


Voltar para Novidades

ETERNA NEWS

Conecte-se ao nosso blog e fique por dentro das novidades, notícias, dicas e uma variedade de informações que vai ajudá-lo a projetar e decorar ambientes.

Além de referência em criação e construção de móveis sob medida, queremos ser referência em conteúdo sobre o setor moveleiro.

Use nossa página de contato para conversar, perguntar e interagir conosco! ;)